Você sabe o que é user experience ( UX )?

Por 27/11/2015
Você sabe o que é user experience ( UX )?

Logar na rede social, rolar a timeline para baixo, curtir alguns posts, salvar outros, comentar na foto de um amigo e depois de alguns minutos por ali mudar de aba no navegador. Muitas pessoas fazem exatamente esse processo diariamente sem perceberem como a sua rotina é afetada pelas decisões de alguns designers de UX, os responsáveis pela user experience — em português, experiência do usuário — de milhares dos sites da internet.

Mas, afinal, o que é UX? Onde é que a experiência do usuário entra em um site e como isso pode influenciar até mesmo o número de vendas realizadas por meio dele? É isso que iremos abordar nesse artigo. Confira.

O que é UX

Como já dissemos, a sigla UX significa user experience, ou a experiência do usuário. Ou seja: diz respeito aos sentimentos despertados por um design — nesse caso, do design de um site. Achou complexo? Então vamos explicar melhor.

Quando você acessa o Facebook, como no exemplo do começo do post, ou um grande e-commerce, você precisa saber como navegar por ali no meio de tanta informação. Pois uma das coisas que UX trata de fazer é exatamente disso: colocar cada texto e imagem em seu devido lugar, com a melhor interação, para melhorar a navegação do usuário dentro daquele ambiente. E é por isso que normalmente é fácil encontrar a sessão que você procura no menu, é simples colocar um item no carrinho e mais simples ainda encontrar o botão de comprar. Tudo é produzido com as devidas cores e fotos que ajudem a identificar a marca daquela loja virtual.

Além disso, o profissional de UX também cuida para que tudo carregue de forma bem rápida, sem atrapalhar a experiência do visitante com uma página que leva minutos para carregar. Isso também tem a ver com o projeto de interface do usuário, conhecido como UI, apesar de ser outra coisa levemente diferente.

Quais são as diferenças entre user interface e user experience

Por serem nomes recheados de siglas, é comum encontrar pessoas que confundem o trabalho de user interface com o de user experience. No entanto, é sempre bom ficar de olho no que cada um deles significa na prática.

Enquanto o UX cuida da parte da experiência de um visitante dentro de um site, o UI cuida especificamente da parte de arquitetura, tendo mais a ver com o desenho daquele ambiente do que os sentimentos que ele possa passar. Os dois trabalhos são muito relacionados, apesar de diferentes.

Como a experiência do usuário pode melhorar os acessos do seu site

Nós já demos algumas dicas de como construir um bom site. Indo mais a fundo no tema de experiência do usuário, existem outras dicas que podem fazer com que a sua página atraia e mantenha ainda mais visitantes. Veja só:

Use espaços em branco

Não tenha medo de deixar um espaço em branco, sem muito texto, dentro do seu site. Procure passar a mesma mensagem com uma boa imagem, por exemplo.

Tempo de carregamento

Já mencionamos, mas vale repetir: o tempo de carregamento da sua página faz muito efeito na experiência do usuário com ela, portanto, deixe o seu site o mais leve possível, com apenas aquela informação que for importante para o visitante.

Pense em botões de ação atraentes

Como dizia  Steve Krug, autor do clássico da literatura do design “Não me faça pensar”, não deixe o seu visitante pensar demais no que fazer no seu site. Crie botões com cores e mensagens interessantes para chamar o clique dele.

Tenha um site responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta à tela em que está sendo exibido, para oferecer uma boa experiência tanto ao usuário que acessa pelo computador quanto ao que acessa pelo smartphone, por exemplo. Ninguém vai querer perder tempo dando zoom e arrastando a tela por um design que não foi feito para um celular poupe o seu usuário com um design responsivo.

Como você pôde ver, o UX pode melhora apenas a experiência do usuário em sua página, mas também as suas vendas e acessos por lá. Portanto, não deixe de focar na user experience em seu próximo projeto web.

Gostou do artigo? Quer conferir mais conteúdos como esse? Então assine nossa newsletter e fique por dentro!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda