Um website intuitivo aumenta as conversões?

Por 02/02/2017
Um website intuitivo aumenta as conversões?

As estatísticas comprovam que a maioria dos usuários costumam abandonar os websites em até 15 segundos. Mas por que isso ocorre? – Evidentemente os sites não são claros e objetivos para entregar aquilo que os visitantes estão procurando, e também porque sabem que existem inúmeros outros concorrentes na internet. Em contrapartida, se o usuário ficar mais de 15 segundos, é provável que você tenha atendido às suas expectativas, logo, além de ficar mais tempo navegando, existe uma grande probabilidade de que retorne  caso precise.

O que é um website intuitivo?

O significado da palavra intuitivo em si já diz muito, significa: “que se percebe por intuição = CLARO, EVIDENTE, CONHECIMENTO IMEDIATO.”, Portanto, é aquele que tem um boa arquitetura de informação, layout amigável e objetivo, onde o usuário consegue encontrar aquilo que precisa de forma imediata, sem o mínimo de dificuldade para navegar, e que possua harmonia entre o layout e as informações.

Para enfatizar o significado de intuitivo, vamos fazer uma analogia com um carro. Imagine que você vá comprar um carro e não tem um vendedor lhe atendendo, quando você entra no carro, percebe que ele não tem volante, qual seria a sua reação? Ficaria procurando uma forma de pilotar o carro, ou logo sairia em busca de outro que você já sabe como pilotar? Imagino que optaria pela segunda opção.

Por que criar sites intuitivos?

No geral quando alguém desenvolve um website, espera que o mesmo seja eficiente e gere resultados, afinal, ninguém o faz por fazer, e como sabemos o mercado está cada vez mais exigente, e o tempo cada vez mais escasso, por isso a importância de um bom Design UI e UX.

Um bom design, além de ser esteticamente agradável, os elementos constituintes são projetados e estruturados de forma que o usuário acesse as informações que procura sem esforços e navegue naturalmente sem mesmo perceber que é induzido por um fluxo de informações.
Pesquisas revelam que quando os usuários tem uma boa experiência em um website, eles não só irão retornar, como também cria empatia e engajamento com a marca.

Como projetar um website intuitivo?

Pense em seu site como a representação da sua empresa na internet, como a extensão de suas operações comerciais. Para isso, se faz necessário considerar alguns fatores fundamentais, como:

Design UI

Antes de projetar um website, você deve se fazer algumas perguntas básicas, tais como: Qual é o propósito do meu site? Qual o nível de conhecimento e perfil dos meus visitantes? Meu site comunica claramente o que é minha empresa, e o que ela tem a oferecer?
Uma vez que você tenha respondido a tais perguntas, é hora de criar a estrutura das informações baseado em hierarquia, partindo do mais importante para o menos importante. Estudos demonstram que um site com boa usabilidade e adequado ao Target, aumenta exponencialmente as taxas de conversão.

– Design UX

Conforme já falamos, o website deve ser a extensão da sua empresa, por isso é importante manter a consistência da sua identidade visual, a personalidade da sua marca deve ser evidente, de forma que seus clientes associem todas as formas de comunicação que sua empresa utiliza, seja em redes sociais, materiais impressos, PDV e assim por diante.

– Simplicidade:

Em um mundo onde somos submetidos a um turbilhão de informações, se faz cada vez mais necessário a simplicidade, afinal nada melhor para se destacar do que ser simples e objetivo. Conforme dizia Steven Jobs: “Simplicidade é a suprema sofisticação”.

A harpia propaganda possui equipe de designers e desenvolvedores experientes em UX e UI, que projetam websites com o foco de realmente suprir as necessidades dos usuários e também gerar conversões para os clientes.

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda