Websites: engajamento entre desenvolvedores e designers é jogada certa para sites de sucesso

Por 03/03/2017
Websites: engajamento entre desenvolvedores e designers é jogada certa para sites de sucesso

Montar um bom website, que seja funcional e bonito, geralmente é uma tarefa que passa por dois times: o de design e o de desenvolvimento. Como todo trabalho em equipe que mescla dois universos diferentes, esse também pode se tornar um cavalo de batalha se não houver comunicação e diálogo entre as partes envolvidas. Você sabia que a sinergia entre desenvolvedores e designers é a jogada certa para sites de sucesso? Saiba como esse relacionamento influencia o resultado final do website!

Todo trabalho importa

Para iniciar a relação com o pé direito, é preciso ter em mente que o trabalho de um importa da mesma maneira que o trabalho do outro. Sem programação, não tem site. Simples assim. Entretanto, sem um layout bonito, com cores que também sejam uma ferramenta de comunicação sobre os propósitos da empresa, e recursos gráficos harmoniosos que encham os olhos do cliente, pouco importam as horas de dedicação do desenvolvedor, porque os resultados em relação aos objetivos serão pífios. Antes de começar a botar a mão na massa, é importante lembrar que, em um time, todos têm o mesmo peso e o mesmo valor, trabalhando por um denominador comum. Entender isso já será meio caminho andado para o sucesso do job.

Todos por um

É importante que o núcleo criativo por trás do website faça reuniões e sente para conversar. Mesmo que o trabalho seja remoto, é fundamental manter uma rede de diálogo por Skype, Hangout ou mesmo serviços de mensagens instantâneas, por exemplo. Se cada um fizer a sua parte separadamente e juntar posteriormente, sem uma conversa prévia, o website será como um quebra-cabeça em que as peças são assimétricas e nunca se encaixam. O designer e o desenvolvedor precisam trabalhar em conjunto. Caso ambos sejam de agências, empresas ou mesmo departamentos diferentes, vale marcar reuniões para que o trabalho tenha a melhor fluidez possível. É preciso saber ouvir e respeitar as ideias do outro e, assim, o projeto sairá como o esperado.

Use ferramentas de organização

Organização é o melhor método para trabalhar em equipe. Hoje em dia, nem é preciso estar na mesma sala, cidade ou país para trabalhar em conjunto de forma organizada. Utilize ferramentas como o Google Docs para criar planilhas e relatórios de alterações, além de documentos de texto alterados pelos dois lados do processo criativo. Também existem softwares específicos para controle remoto de tarefas em grupo. O Trello é um site em que é possível criar painéis para cada projeto e, dentro deles, tarefas. A plataforma permite que se designe pessoas para tarefas específicas, atualize o status e deixe comentários sobre cada trabalho. Há também o Run Run It, que dá aos usuários a possibilidade de calcular quanto tempo foi gasto em cada tarefa. Esse tipo de gestor virtual de tempo é crucial em trabalhos que envolvem profissionais freelancer, tanto desenvolvedores quanto designers.

Testes de usabilidade

Para que o website seja funcional, é imprescindível que haja testes de ambos os departamentos, e que os resultados e alterações sejam compartilhados entre eles. Comunicação é a chave para criar um website de sucesso com uma dinâmica de trabalho incrível entre os envolvidos!

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS


© Copyright 2016 - Todos direitos reservados a Harpia Propaganda